Páginas

Sobre

Este blog foi criado a partir das idéias que eu comecei a ter para ajeitar decorar o meu apartamento emprestado e a vontade de compartilhar os projetos.
Desde pequena assisto (participativamente) as mulheres da minha família fazerem artesanatos, inventarem "modas", recriar espaços. Elas se reuniam nos fundos da casa da minha avó (Tita, ou como eu chamo: Dona Pretinha) para realizar os projetos. Chegaram a vender as peças, coisas lindas demais que com o tempo eu mostro aqui, com fotos que vou scannear. No verão elas bordavam blusinhas, calças, inclusive costuravam as peças,  tudo super exclusivo. No inverno teciam blusões de lã, iam à serra comprar blusas básicas para bordar, fazer aplicações, enfim, inventavam moda o ano todo! Muitas cores, muitas idéias (daí que eu saí colorida e inventiva, sacou? kkk), muitas rizadas. As visitas que apareciam ficavam lá "nos fundos" (como elas diziam), e é claro que chegava a hora das "conversas de adultos" e nós, crianças, tínhamos que nos retirar. Confesso que eu ficava muito curiosa e desejava crescer muito rápido pra poder ficar com elas e saber quais eram as tais "conversas de adultos"! (Ai, como criança é inocente, não? hahahha).
A Dona Pretinha é a minha principal influência. Ela está constantemente criando, bordando, ajeitando e tudo em que ela toca fica especial. Foi ela que me ensinou a bordar, costurar à mão, tricotar, crochetar, misturar essências (ela fazia perfuminhos! hihihihi), enfim, sou uma "mocinha" prendada graças ao Ateliê/Quarto Escuro que minha avó tinha nos fundos da casa dela ("tinha" porque a casa dela foi vendida e ela foi morar em Florianópolis/SC).
Minha mãe também é uma mega fonte de inspiração, porque ela se mete a fazer as coisas, construir, mesmo, furar, instalar... Num dia das mães sabem o que ela pediu de presente? Uma furadeira! kkkk (que vive até hoje e que provavelmente aparecerá por aqui, porque esse final de semana vou lá pedir emprestada de novo! hehehe)
Outra pessoa que me inspira bastante é a esposa do meu primo, que eu digo que é minha prima também, a Analu. Guria empreendedora, criativa, alegre! Ela que me ensinou a costurar com overlock e máquina reta... Vamos ver se eu ainda me lembro das lições! hahahaaha
Tantas histórias, tantas lembranças e aos poucos eu vou contando pra vocês! Inclusive a história do "Quarto Escuro"!
Mostrarei as minhas idéias, as idéias roubadas emprestadas e as que qualquer pessoa queira compartilhar aqui!
Entra! Fica à vontade e, se quiser, pode até tirar os sapatos!
;)

2 comentários:

  1. Simplesmente amei!
    Vou acompanhar aqui!
    Beijos,
    Paula "Capetex"

    ResponderExcluir
  2. Vai ser sempre muito bem vinda, Capeta!!! Beijocas!

    ResponderExcluir

Comenta, opina, diz o que achou! ;)